sexta-feira, 19 de novembro de 2010

"Finanças da França estão tão mal como as da Irlanda"

Roubini: "É o início de uma política de austeridade que deverá ser executada no futuro"

As finanças públicas da França não estão em melhor estado do que a de países endividados da Zona do Euroa, como Grécia e Irlanda.

A afirmação foi feita nesta sexta-feira (19/11) pelo famoso economista americano Nouriel Roubini.

"A França, em certos aspectos essenciais, não parece estar em melhor situação que a periferia da Zona do Euro", afirmou Roubini em entrevista ao canal CNBC.

O economista, conhecido por suas opiniões marcadamente pessimistas, acrescentou que os franceses "não fizeram nada do ponto de vista estrutural, seu déficit orçamentário é elevado, e politicamente são limitados em sua capacidade de fazer reformas". "Mas é justo dizer que, comparados com outros, ainda não estão no mesmo ponto", ressaltou.

Indagado sobre a lei de reforma das aposentadorias promulgada no início do mês, o economista delineou um quadro pouco atraente da situação francesa.

"É o início de uma política de austeridade que deverá ser executada no futuro. Mas para uma pequena mudança como esta, tivemos uma resistência forte e politizada. O que vai acontecer quando forem propostas reformas radicais? É uma pergunta que fica em suspenso no caso da França", indicou.

O especialista - um dos que antecipou em 2006 a explosão da bolha imobiliária - se pronunciou a favor de uma reestruturação das dívidas públicas europeias. Explicou que os resgates que promovem a UE ou o FMI não atacam a raiz do problema, o excesso de endividamento do setor privado, e, ao contrário, o transferem de uma entidade para outra.