terça-feira, 9 de novembro de 2010

China anuncia regras para limitar fluxo de capital

Órgão regulador chinês vai administrar cotas para uso de dívida estrangeira e impedir os bancos de excederem suas cotas

Danielle Chaves, da Agência Estado

 O órgão regulador do câmbio externo da China anunciou uma série de medidas para limitar o forte fluxo de dinheiro para o país. A Administração Estatal de Câmbio Externo (Safe, na sigla em inglês) informou em comunicado que vai administrar rigidamente cotas para uso de dívida estrangeira de curto prazo por instituições financeiras e vai impedir os bancos de excederem suas cotas.

A Safe também vai reforçar a supervisão da repatriação de fundos por empresas chinesas listadas em bolsas de outros países e a entrada de investimento de investidores externos.

Nos últimos dias autoridades chinesas vêm levantando preocupações de que o excesso de liquidez global provocado pela segunda rodada de afrouxamento quantitativo implementada pelo Federal Reserve, banco central dos EUA, vai criar fluxos de capital desestabilizadores para a China.

Na sexta-feira, o presidente do Banco do Povo da China (PBOC, o banco central do país), Zhou Xiaochuan, afirmou que seu governo pode usar controles de capital para limitar os fortes fluxos de entrada de recursos até certo ponto. No entanto, a autoridade disse que certo grau de arbitragem internacional é inevitável em razão da diferença entre as taxas de juros da China e dos EUA e das expectativas sobre flutuação na taxa de câmbio. As informações são da Dow Jones.