terça-feira, 16 de novembro de 2010

Irlanda pode controlar situação sem precisar de ajuda, diz FMI

O diretor do FMI, Dominique Strauss-Kahn, afirmou que a Irlanda não pediu ajuda ao Fundo

A Irlanda pode controlar sua situação por conta própria, disse o chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI) neste sábado, um dia após fontes da zona do euro terem dito à Reuters que o país estaria em conversas para um possível resgate da União Europeia.

O diretor do FMI, Dominique Strauss-Kahn, afirmou que a Irlanda não pediu ajuda ao Fundo.

"Até agora eu não tive um pedido, e acho que a Irlanda pode administrar isto bem", disse ele a repórteres durante reunião de países da região Ásia-Pacífico em Yokohama, no Japão.

Fontes da zona do euro revelaram à Reuters na sexta-feira a existência de discussões sobre um possível pacote de ajuda. Uma autoridade disse ser "muito provável" que a Irlanda receberá ajuda financeira do mecanismo na UE criado após a Grécia ter sido forçada a pedir ajuda em maio.

Por várias vezes Dublin negou planos de pedir ajuda à UE.

O comissário para assuntos econômicos e monetários europeu, Olli Rehn, disse à emissora finlandesa YLE: "Estamos prontos e revisando a situação em cooperação próxima às autoridades irlandesas".

Ele acrescentou que um encontro dos ministros de finanças da zona do euro, o Eurogroup, discutirá a situação da Irlanda na terça-feira.

Strauss-Kahn afirmou desconhecer as conversas de uma ajuda da UE à Irlanda e disse que as dificuldades do país foram causadas, principalmente, por um grande banco e que são bem diferentes daqueles enfrentados pela Grécia, cuja economia enfrenta profundos problemas de competitividade.

O presidente do Banco Central Europeu, Jean-Claude Trichet, se recusou a comentar a situação da Irlanda neste sábado, mas disse que os governos precisam avançar no corte de gastos.