segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Rali de fim de ano, hora de engordar o Natal

O Globo

Ganho de dezembro do Ibovespa se repete há 11 anos e divide mercado: padrão ou mera coincidência?
   

Muitos investidores podem não ter percebido, mas a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) tem contribuído religiosamente para um Natal mais farto no mercado financeiro há mais de uma década. O Ibovespa, índice de referência da Bolsa, fechou os meses de dezembro dos últimos 11 anos com ganhos, desempenho que se repetiu inclusive na crise financeira internacional. Para muitos, existe um claro padrão de comportamento, explicado pelo clima otimista de fim de ano e uma gestão mais agressiva de fundos no mês. Outros veem o rali como uma incrível coincidência.

Levantamento do analista técnico e fundador da Trader Pro, Marcos Moore, mostra que, nos últimos 15 anos, o Ibovespa fechou 13 vezes o mês de dezembro em alta, um aproveitamento de 85%. E a última queda ocorreu em 1998, ano marcado pela crise russa que provocou um tombo das commodities e fuga de dólares do mercado brasileiro.

Para Moore, o comportamento tem explicação. Fundos de investimento vão às compras na Bovespa no fim de ano para valorizar ações e entregar melhor desempenho para os cotistas. Esse movimento puxa os ganhos do Ibovespa.

? Isso acaba valorizando os papéis com maior peso no Ibovespa, com destaque para a Petrobras e Bradesco, que recuaram apenas três vezes em dezembro nos últimos 15 anos ? acrescenta o analista.

Especialistas alertam que ganho pode não se repetir

Ao longo dos últimos 15 anos, o Dow Jones teve desempenho inferior ao do Ibovespa. Nos meses de dezembro, o índice americano registrou queda cinco vezes: 1996, 2002, 2005, 2007 e 2008. Isso significa um terço dos anos consultados.

Nada garante, no entanto, que o desempenho de dezembro vai se repetir este ano, lembra Luciana Leocádio, da Ativa Corretora. Analistas técnicos alertam, inclusive, que o mercado entrou em tendência de baixa no curtíssimo prazo.

Para João Pedro Brugger, da Leme Investimentos, além das compras dos fundos de investimento e pensão, o clima de otimismo de fim de ano contribui para a regularidade de ganhos do Ibovespa. Ele lembra que investidores recebem décimo-terceiro salário e muitos buscam aplicações.

? Com mais compradores, a tendência passa a ser de alta. E será até saudável um rali em dezembro, já que novembro está horrível. Mas isso vai depender um pouco também do fluxo de notícias, que tem andado muito negativo ? afirma Brugger, para quem ações com maior peso no Ibovespa devem ser as beneficiadas.

O operador Paulo Hegg, da Um Investimentos, aposta em papéis do varejo, da construção e de concessões rodoviárias para o mês. Segundo ele, os setores seriam naturalmente beneficiados pelo aumento do consumo e das viagens dos brasileiros no fim do ano.

Leandro Silvestrini, analista da Intrader Corretora, também atribui os ganhos de dezembro aos fundos de investimentos. Mas acrescenta que investidores estrangeiros contribuem para o movimento.

? O Brasil é a bola da vez, e ninguém quer fechar o ano vendido no mercado ? diz o analista. ? A Bolsa caminha para os 74 mil pontos, um recorde.

Santander afirma que ganho não passa de folclore

Mas há no mercado quem veja o desempenho como uma simples coincidência ou folclore. Alexandre Silvério, superintendente de renda variável da Santander Asset, reconhece que existe um padrão de alta do índice no final do ano, mas afirma que não existem fundamentos por trás do calendário.

"Dezembro é um mês em que se coloca o dinheiro para trabalhar. Mas não é algo com que se possa contar" afirma.

Karina Melendez, responsável pela área de produtos da Ágora, afirma que a corretora vai lançar dois produtos de olho em movimentos como o de dezembro, baseados na análise gráfica: o scanner gráfico, que permite o cadastramento de fórmulas de análise gráfica e monitora o pregão, e o Ágora Graphics, que terá as recomendações da equipe de análise gráfica da corretora, indicando a hora exata para a compra e venda de ativos.