terça-feira, 14 de dezembro de 2010

Petrobras quer entrar em leilões como geradora de energia

Rafael Rosas | Valor

RIO - A Petrobras pretende entrar nos próximos leilões de A-5 e A-3 com projetos para geração de energia elétrica a partir de térmicas a gás natural.

A diretora de gás e energia da estatal, Maria das Graças Foster, afirmou que a companhia poderá participar dos leilões com térmicas integralmente controladas por ela ou com unidades nas quais tenha participação minoritária.

Maria das Graças argumentou que, em anos como o de 2010, quando a demanda por energia é grande devido ao aquecimento econômico, é interessante para a estatal ter a possibilidade de arbitrar qual terá prioridade na geração.

"[Poder gerar] Numa térmica mais eficiente frente a uma menos eficiente, arbitrando a colocação de gás, de forma a atender o mercado o máximo possível e ter o melhor resultado econômico dessa geração", disse.

A executiva confirmou que a entrada da Petrobras nos leilões de geração dependerá da forma como a Empresa de Pesquisa Energética (EPE) montará a estrutura dos certames.

"Vamos entrar no leilão, com certeza. Mas é preciso que o leilão seja competitivo, que dê competitividade ao gás e às outras formas de geração de energia. A estruturação desse leilão não é trivial e precisa trazer oportunidades para os geradores também", frisou.

Para a diretora, uma das exigências em caso de associação para a entrada nos leilões será a experiência comprovada dos sócios como gerador de energia.

"Não basta só querer ser gerador, é preciso que ele traga conhecimento para a mesa", garantiu, lembrando que este ano a geração de energia em térmicas da Petrobras e de terceiros chegou a atingir 6 mil MW diários.

(Rafael Rosas | Valor)