quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

PIB da China volta a superar o do Japão no 3º trimestre

Países asiáticos disputam o posto de segunda maior economia do planeta; Japão se mantém na frente no acumulado do ano


Tóquio: o Japão é a segunda maior economia do mundo desde 1968

Tóquio - Japão e China, os dois gigantes asiáticos, continuam disputando palmo a palmo o posto de segunda economia mundial: o PIB chinês voltou a ser superior ao japonês no terceiro trimestre de 2010, mas o do Japão foi maior do que o da China nos nove primeiros meses do ano.


Com altíssimos índices de crescimento apesar da crise, a China está desbancando o Japão na corrida pelo segundo lugar mundial. Desde 1968, a economia japonesa só perdia para os Estados Unidos.

"De julho a setembro, o PIB nominal da China totalizou 1,415 trilhão de dólares, enquanto o do Japão somou 1,369 trilhão", admitiu uma fonte do governo japonês.

Mas de janeiro a setembro, o PIB do Japão "foi de 3,959 trilhões de dólares, e o da China de 3,946 trilhões", indicou.

O PIB chinês já havia superado o do Japão no segundo trimestre do ano, embora o japonês tenha se mantido acima do chinês no acumulado do semestre.

Segundo analistas, o PIB da China, com sucessivos crescimentos trimestrais em torno dos 10%, deve superar o Japão no conjunto de 2010. Os japoneses, por outro lado, lutam para não serem atropelados por uma nova recessão no quatro trimestre do ano.

De fato, a saúde da economia japonesa gera algumas preocupações. O comércio e as exportações, seu principal motor, têm sofrido com o iene forte demais e com a queda da demanda externa.

As autoridades econômicas japonesas esperam que o crescimento no quarto trimestre seja "substancialmente menor" que o registrado até agora. O PIB do Japão no terceiro trimestre cresceu 4,5% em ritmo anual (e 1,1% em relação ao trimestre anterior).

Temores de que a recuperação econômica do Japão seja interrompida aumentaram na quarta-feira, com a divulgação de dados indicando que o comércio do país, acompanhando a tendência mundial, cresceu de maneira bastante marginal em outubro.

As exportações deste mês registraram seu menor aumento, enquanto o iene batia recordes em relação ao dólar, alcançando valores que não eram vistos em 15 anos e minando a competitividade do setor.

Em sua comparação dos PIBs da China e do Japão, os cálculos do governo japonês usaram como base os juros do câmbio interbancário praticados no Japão em relação ao iene, e a taxa média considerada pelo FMI para o iuane chinês.

Mas o iuane é considerado uma divisa subvalorizada. Se as autoridades chinesas deixassem sua moeda flutuar livremente, a China estaria quilômetros à frente do Japão neste cálculo, mesmo no acumulado dos primeiros nove meses de 2010.

O PIB per capita do Japão, no entanto, continua sendo dez vezes superior ao da China, segundo dados do Fundo Monetário Internacional (FMI). O arquipélago japonês tem muito menos habitantes (125 milhões) do que a China, país mais povoado do mundo com 1,3 bilhão de pessoas.