terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Economia brasileira está em ciclo sustentado de expansão

Brasil Econômico,

A economia brasileira se encontra em um ciclo sustentado de expansão, compatível com o equilíbrio interno e externo e consistente com o cenário de convergência da inflação para a meta em 2012.

A avaliação é de Alexandre Tombini, presidente do Banco Central (BC).

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou nesta terça-feira (6/12) que o Produto Interno Bruto (PIB) do país teve variação nula em comparação com o trimestre anterior, segundo dados com ajuste sazonal.

Segundo Tombini, apesar da estabilidade verificada no terceiro trimestre de 2011, o crescimento de 3,7% do PIB nos últimos quatro trimestres confirma que a economia brasileira se encontra em um ciclo sustentado de expansão, compatível com o equilíbrio interno e externo e consistente com o cenário de convergência da inflação para a meta em 2012.

"A demanda doméstica continua sendo o principal suporte da economia", considerou o presidente do BC.

O consumo das famílias cresceu 5,4% nos últimos quatro trimestres, desempenho que tem sido impulsionado pela expansão moderada do crédito às famílias, pela geração de empregos e de renda.

Por sua vez, a Formação Bruta de Capital Fixo, uma boa medida do investimento, cresceu 7% na mesma base de comparação, indicando confiança nas perspectivas para a economia brasileira nos próximos anos.

"Os sólidos fundamentos e um mercado interno robusto constituem um diferencial da economia brasileira e sugerem perspectivas favoráveis para a atividade, mesmo diante do complexo ambiente internacional", concluiu.