quinta-feira, 26 de abril de 2012

Por que o varejo não dá desconto à vista?

Segue um post muito interessante retirado do Blog do Stephen Kanitz, vale a pena a leitura.


O leitor Jeronimo Santos pergunta: por que o varejo não dá desconto para pagamentos à vista? 

Num mundo racional, seguindo os princípios da administração financeira, seria do interesse de cada lojista evitar inadimplência, atraso nos pagamentos, mais imposto de ICMS, mais juros, dando um desconto para pagamento à vista.

Considerando que inadimplência, juros, imposto chega a 15%, um desconto de 10% seria um ganha ganha para ambos - lojista e consumidor.

Então, por que não vendem à vista? Muitos colunistas que desconhecem Administração, acham que é estratagema para "ganhar nos juros", "ganância", mas não é.

A razão é devida à Economia Tributária.

Nossas leis tributárias não seguem os princípios da Administração, e sim da Ganância, dos espíritos animais do Estado. 

Vejamos.

Primeiro, poucos consumidores pagam à vista, com desconto ou sem desconto. 

Se derem um único desconto de 10% para um único consumidor, os lojistas seriam imediatamente autuados por sonegação de impostos, o que nenhum obviamente quer. 

Se derem um único desconto, os 99% restantes dos consumidores que compram a prazo pagariam 10% a mais, e isto seria considerado juros, com pagamento tributário diverso.

Juros são taxados nas empresas a uma alíquota de 45%, outro erro do Nominalismo, enquanto que o ICMS é de somente 18%. 

É um erro brutal ter duas alíquotas de tributação, um para vendas à vista e outra para a prazo. Mas não somos um país bem administrado. 

Portanto, não é sacanagem do varejo querer só vender a prazo, para se locupletar com juros do consumidor.

O Core Business do varejo é varejo, financiamento não é bem uma competência que eles possuem.

O problema é a tributação dos juros nominais neste país, a uma alíquota extorsiva de 45% ou mais, dependendo da inflação. 

O dia em que formos bem administrados, os juros serão tributados a 15% e todas as lojas incentivarão seus clientes a comprarem à vista, reduzindo atrasos, inadimplência, juros, ICMS e uma nação endividada por erro nominalista.