sexta-feira, 4 de maio de 2012

Banco do Brasil anuncia 3ª redução de juros para pessoas físicas em um mês

Veículo e imóvel próprio poderão ser usados como garantia a empréstimos

Altamiro Silva Júnior, da Agência Estado

O Banco do Brasil anunciou nesta sexta-feira (4) nova redução nas taxas de juros, desta vez apenas para pessoas físicas e nas linhas de crédito pessoal, cheque especial e veículos.  Na semana que vem o banco promete anunciar um corte para empresas e redução de taxas de administração de fundos de investimento. O anúncio foi feito pelo vice-presidente de Negócios de Varejo do BB, Alexandre Corrêa Abreu.

Abreu destaca que houve forte aumento dos desembolsos desde que o BB cortou os juros. De 12 a 30 de abril, houve alta de 156% na liberação de recursos, comparando esse período a março, quando não havia redução nas taxas. A liberação diária de empréstimos chegou a ultrapassar R$ 40 milhões.

O BB mostrou números que mostram que a participação do banco dobrou no mercado de financiamento de veículos em abril, considerando a originação de financiamentos de veículos. A fatia do banco subiu de 4% em março para 7% em abril.

Hoje, além do corte de juros, o BB anunciou também uma nova linha para pessoas que não recebem salário pelo banco, com garantia de imóvel próprio, que tem juros 1,52% a 1,60% ao mês e prazo de 180 meses. Quem não tiver imóvel próprio, pode dar o veículo como garantia, mas as condições são diferentes (prazo de até 58 meses e juros médios de 1,58%).

Histórico

No dia 4 de abril, o BB anunciou a criação do programa Bompratodos, com taxas de juros reduzidas em algumas linhas como financiamento de veículos e consignado para clientes do banco. Logo em seguida, no dia 19 de abril, após o corte na Selic para 9% ao ano, o BB voltou a anunciar redução de juros. As novas medidas entram em vigor até o dia 27. As taxas menores, como a do cheque especial, valem a partir do dia 7.

Os cortes valem para quem tem conta salário no BB e aderir ao programa Bompratodos. O banco estima que cerca de 150 mil pessoas já aderiram ao programa desde o dia 12 de abril.

Além do BB, a Caixa Econômica Federal também já fez vários cortes nos juros. Os bancos privados - Itaú, Bradesco e Santander - fizeram uma redução seguindo os movimentos das instituições públicas e dizem estar avaliando novas mudanças.