sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Estratégias para fazer investimentos

O objetivo deste artigo é fornecer algumas dicas e estratégias para realizar investimentos, de modo a aplicar o seu capital de uma forma que você não vá ficar neurótico ou ansioso, com medo de perder o seu investimento.


Muitas pessoas ainda tratam o assunto dos investimentos com uma mistura de receio e medo. Receio de o investimento não dar resultados, medo de perder todo o capital investido... Acontece que é exatamente isso que difere o bom do mau investidor: a frieza e a tranquilidade.

Partimos do princípio de que, ao investir, você terá a certeza de que está aplicando o seu capital em um bom investimento, que lhe dará resultados positivos. Caso contrário, qual o sentido de realizar esse investimento? E se você tem a certeza de que o investimento é bom, por que se preocupar com possíveis perdas?

Abaixo listamos algumas estratégias de investimento. Lembre-se que o melhor investimento para você é o que se adequa às suas necessidades, ao seu capital disponível e a sua tolerância ao risco. Trata-se, apenas, de sugestões.

1 – Compre ações pensando no longo prazo e se aposente com lucros da Bolsa
Ao comprar ações na Bolsa de Valores você adquire uma parcela da empresa e se torna sócio dela, participando da distribuição de lucros (na forma de dividendos) e do crescimento da sociedade. A questão é que é possível obter lucro na Bolsa de diversas formas, tanto com o crescimento da empresa como quanto na variação dos preços das ações (cotações).

A vantagem de investir em ações a longo prazo é que, além de você se tornar, de fato, sócio de empresas como Petrobras, Banco do Brasil, Itaú, AmBev, dentre outras, você se livra das taxas que são cobradas sobre as operações de compra e venda de ações e, quanto maior o número de ações, maior os dividendos (parcela do lucro da empresa) que você receberá, constantemente.

É uma boa estratégia, por exemplo, para a aposentadoria.

2 – Financiamento pode te dar agora o que você levaria tempo para adquirir
Através do financiamento é possível realizar um investimento de alto valor (como a aquisição de um imóvel ou de um automóvel) sem dispor de todo o montante necessário no momento.

O procedimento é feito por intermédio de uma financeira, que se encarrega de adquirir o bem desejado e repassá-lo a você. Posteriormente você irá quitar, junto à instituição financeira, o valor do financiamento, em um determinado número de prestações que podem ou não vir acrescidas de juros, variando de empresa para empresa.

3 – Poupe
O melhor investimento é poupar. Ao reservar o dinheiro que sobra durante o mês, não apenas você estará construindo uma reserva de capital que poderá ser utilizada das mais diversas formas. Pintou uma emergência? Você tem a reserva. Cansou do emprego? Você tem dinheiro guardado para ficar cinco, seis meses tranquilo enquanto procura um novo emprego. Quer comprar um carro? Você tem uma reserva para dar uma boa entrada – quem sabe até pagá-lo à vista, por que não?

A sua reserva ainda poderá ser utilizada para multiplicar o seu patrimônio com outros investimentos, como compra de ações na Bolsa de Valores ou aplicações em renda fixa, como títulos públicos (Tesouro Direto), títulos de dívida bancária, etc.

4 – Não se deixe levar por euforia, ainda mais se for coletiva
A euforia pode ser a principal inimiga de um investidor. O bilionário norte-americano Warren Buffet diz, "Seja medroso quando todos estão sendo gananciosos e ganancioso quando todos estão sendo medrosos".

Ao realizar um investimento levado pela euforia, você dificilmente irá avaliar os riscos inerentes. Ao realizar um investimento levado pela euforia coletiva, além do problema anterior você certamente irá deparar com taxas e juros elevados, já que todos estão investindo na mesma coisa, e retornos nem tão expressivos.

Lembre-se que quem descobrir a fórmula mágica da riqueza dificilmente irá conta-la para alguém. Muito provavelmente, ficará rico sozinho.