segunda-feira, 29 de junho de 2009

Eletrobrás deve pagar dividendos retidos dentro de um ano, diz CEO da empresa

O CEO (Chief Executive Officer) da Eletrobrás (ELET3, ELET6), José Antonio Muniz, disse que espera pagar US$ 10 bilhões de dividendos atrasados para o governo brasileiro e acionistas minoritários dentro de um ano. As informações foram veiculadas nesta segunda-feira (29) pela rede internacional de notícias Bloomberg.

"Eu certamente quero resolver isto até o final do meu mandato", esclareceu Muniz, que deve deixar o cargo da companhia com o término do mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Nos anos de 1970 e de 1980, a empresa reteve dividendos, destinando-os para a realização de investimentos. Para o CEO, o pagamento é essencial para aumentar a habilidade da Eletrobrás de levantar dinheiro.

Negociações
Muniz afirmou que a companhia está negociando com o governo - controlador majoritário das ações - sobre o momento e os meios de pagamento, que deverá ser na forma de ações ou dinheiro. Assim, a fatia que investidores minoritários e o Estado possuem poderá ser alterada.

Venda de títulos
A venda de US$ 1 bilhão de títulos em moeda estrangeira não está relacionada com o pagamento de dividendos, salientou o executivo. Ele explicou que o plano é parte do programa de promover segurança contra riscos relacionados com a hidrelétrica de Itaipu.