quinta-feira, 15 de maio de 2008

Credit Suisse demonstra otimismo para produtores brasileiros de grãos

Por: Gabriel Ignatti Casonato

Os analistas do banco de investimentos Credit Suisse estiveram reunidos na última quarta-feira (14) com especialistas dos Estados Unidos sobre o setor agrícola do País e saíram com uma impressão bastante favorável do encontro.

Entre os pontos principais discutidos no encontro, a equipe do banco suíço destacou as boas perspectivas para os preços dos grãos, que se beneficiam de um cenário global de redução de oferta e aumento da demanda para manter a trajetória ascendente.

Na opinião dos analistas, o fato é positivo para os produtores brasileiros, na medida em que se aproveitam para elevar suas receitas e margens operacionais. Neste sentido, o Credit acredita que as small caps Brasil
Agro (AGRO3) e Agrenco (AGEN11) devem ser as mais beneficiadas.

Os papéis de ambas as companhias recebem recomendação outperform - acima da média - dos analistas.

Pessimismo para o etanol brasileiro
Por outro lado, o banco lembra que os norte-americanos continuam com uma forte política de subsídios para o etanol, sendo pouco provável um arrefecimento das regras para os produtos estrangeiros, entre eles os brasileiros.

Sendo assim, a equipe do Credit Suisse mantém uma visão negativa para os produtores brasileiros do biocombustível, afirmando que as altas tarifas praticadas pelos EUA têm prejudicado os preços das exportações e, conseqüentemente, as empresas do setor.