terça-feira, 16 de dezembro de 2008

BM&F Bovespa terá índices do setor imobiliário e do setor de consumo em 2009

Por: Conrado Mazzoni Cruz

Conforme antecipado
na época do lançamento dos índices MidLarge Caps (MLCX) e Small Caps (SMLL), a BM&F Bovespa (BVMF3) anunciou nesta terça-feira (16) a criação de duas novas referências setoriais para o mercado acionário, ativas a partir do dia 2 de janeiro de 2009.

Trata-se do Índice Imobiliário (Imob), que reúne empresas ligadas às atividades de construção civil, intermediação imobiliária e exploração de imóveis, e do Índice Consumo (Icon), que agrega companhias representativas dos setores de consumo cíclico e não-cíclico.

Contando os dois, agora a bolsa passa a dispor de 14 índices. "Nossa idéia é trazer cada vez mais índices ao mercado, para que sirvam de referenciais e ajudem as pessoas a diversificar seus investimentos", destacou o diretor executivo de Produtos da BM&F Bovespa, Murilo Robotton. "Pelo menos dois novos serão lançados em 2009", acrescentou, apontando o setor financeiro como um candidato.

Imob e Icon
O Imob possui um total d
e 21 empresas, sendo 16 ligadas ao ramo de construção civil. A maior participação é da Cyrela Realty (CYRE3), seguida por Gafisa (GFSA3) e PDG Realty (PDGR3). Como a maior parcela dos componentes do setor ingressou na bolsa no ano passado, a base de referência de 1000 pontos é de 28 de dezembro de 2007. Atualmente, o índice oscila na faixa dos 300 pontos.

"Talvez se não houvesse a divulgação deste índice, poucas pessoas iriam se atentar que ele tem que subir 100% para voltar ao patamar em que está o Ibovespa hoje. Essa é a idéia do diferencial", reiterou Robotton.

Já o Icon tem data de referência para os 1000 pontos de 28 de dezembro de 2006 e agora está pouco acima dos 700 pontos. No seu caso, há um total de 28 empresas, divididas entre categorias: agropecuária; alimentos processados; bebidas; fumo; produtos de uso pessoal e de limpeza; saúde; diversos; comércio e distribuição; tecidos, vestuário e calçados; utilidades domésticas; automóveis e motocicletas; mídia; hotéis e restaurantes; lazer; comércio. A maior fatia é do papel PN da AmB
ev (AMBV4). Em ambos os casos, a participação de uma empresa não poderá ultrapassar 20%.

Premissas
A escolha dos papéis componentes das carteiras, que serão revisadas a cada quatro meses, atende aos seguintes critérios, com base nos 12 meses anteriores:
  • inclusão em uma relação de ações cujos índices de negociabilidade somados representem 98% do valor acumulado de todos os índices individuais;
  • participação em termos de presença de pregão igual a 95%;
  • para empresas com menos de 12 meses de listagem, somente são elegíveis se tiverem mais de seis meses de negociação e se atenderem ao segundo critério.
Composição do Imob
COD.           ACAO         TIPO
ABYA3 ABYARA ON
AGIN3 AGRA INCORP ON
BISA3 BRASCAN RES ON
CCIM3 CC DES IMOB ON
CYRE3 CYRELA REALT ON
EVEN3 EVEN ON
EZTC3 EZTEC ON
GFSA3 GAFISA ON
INPR3 INPAR ON
JFEN3 JOAO FORTES ON
KSSA3 KLABINSEGALL ON
MRVE3 MRV ON
PDGR3 PDG REALT ON
RSID3 ROSSI RESID ON
TCSA3 TECNISA ON
TEND3 TENDA ON
BRML3 BR MALLS PAR ON
CCPR3 CYRE COM-CCP ON
IGTA3 IGUATEMI ON
MULT3 MULTIPLAN ON
LPSB3 LOPES BRASIL ON
Composição do Icon
COD.           ACAO         TIPO
CSAN3 COSAN ON
SMTO3 SAO MARTINHO ON
SLCE3 SLC AGRICOLA ON
RENT3 LOCALIZA ON
AMBV3 AMBEV ON
AMBV4 AMBEV PN
JBSS3 JBS ON
MRFG3 MARFRIG ON
BEEF3 MINERVA ON
PRGA3 PERDIGAO ON
SDIA4 SADIA PN
BTOW3 B2W VAREJO ON
LAME4 LOJAS AMERIC PN
GUAR3 GUARARAPES ON
LREN3 LOJAS RENNER ON
MARI3 MARISA ON
PCAR4 P.ACUCAR-CDB PN
CRUZ3 SOUZA CRUZ ON
NATU3 NATURA ON
CREM3 CREMER ON
AMIL3 AMIL ON
DASA3 DASA ON
MEDI3 MEDIAL SAUDE ON
ODPV3 ODONTOPREV ON
ESTC3 ESTACIO PART ON
CTNM3 COTEMINAS ON
NETC4 NET PN
BMTO4 BRASMOTOR PN