terça-feira, 9 de novembro de 2010

“Ineficaz, injeção de dólares do Fed é desnecessária”

Conrado Mazzoni  

A conclusão indica bolsas em alta

Os economistas da consultoria First Trust Advisors não veem fundamento na decisão do Federal Reserve de irrigar o mercado com mais US$ 600 bilhões via compra de títulos.

Para Brian Wesbury e Robert Stein, a melhor coisa que o BC dos Estados Unidos pode fazer é dar tempo para sua política funcionar, e não amontoar mais auxílio monetário.

O argumento é baseado no panorama atual de juro básico praticamente zerado naquele país e o sistema financeiro com excesso de reservas, já na marca do US$ 1 trilhão.

"O Fed já tem expandido sua base monetária dramaticamente com pouco impacto no crédito, um efeito muito negativo no dólar e um salto nos preços do ouro e outras commodities", comentam os economistas.

A análise da First Trust Advisors desqualifica a justificativa do Fed de que "a economia estaria crescendo mais vagarosamente do que deveria", atribuindo mais peso à política fiscal para reduzir a taxa de desemprego, atualmente na faixa dos 9,6%.

"Desnecessária"

No texto publicado pela consultoria, os economistas pontuam ainda que os dados da atividade econômica têm mostrado certa evolução.

Os empregadores americanos geraram 151 mil vagas em outubro, bem acima do observado em setembro e melhor que as expectativas. Analistas estimavam criação de 60 mil postos de trabalho.
Isso indica, acrescentam os especialistas, que a rodada adicional de compras do Fed é desnecessária, além de ineficaz.

Na conclusão: "com a economia já acelerando, o novo Congresso assumindo o Capitólio, e o Fed colocando os dois pés no acelerador, a economia e as bolsas só têm uma direção a seguir: e é para cima".