terça-feira, 9 de novembro de 2010

Petrobras atua em cinco países do continente

Valor Econômico

A Petrobras começou a operar na África nos anos 70 e hoje 25% do que produz de petróleo no exterior vem do continente. A empresa está presente em cinco países: Líbia, Namíbia, Tanzânia, Angola e Nigéria, mas somente nos dois últimos produz petróleo e gás natural. Nos demais, a empresa está em fase de exploração.

Os primeiros passos da Petrobras na África ocorreram em Madagascar, em 1973. Era um momento em que a empresa iniciava sua internacionalização. O objetivo era diversificar e ampliar a produção, já que as bacias em terra no país não davam conta da demanda e a companhia não tinha tecnologia para operações offshore.

Perguntada sobre as pressões por mudanças nas regras para as petroleiras, a empresa não quis se pronunciar. A empresa informou, no entanto, que o oeste da África é uma das áreas-foco de sua atuação internacional -, juntamente com América Latina e Golfo do México.

Em Angola e Nigéria, a produção conjunta da Petrobras é de 59.931 barris de óleo equivalente por dia, segundo dados de julho (os últimos disponíveis) um quarto do que produz no exterior.