terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Brasil e EUA terão "céus abertos" a partir de 2015

 Alberto Komatsu | De São Paulo
07/12/2010

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e o Departamento de Transporte dos Estados Unidos concluíram, na sexta-feira, a negociação para um acordo de "céus abertos" em 2015. O superintendente de relações internacionais da Anac, Bruno Dalcomo, diz que o documento será assinado pelo Ministério de Relações Exteriores nos próximos meses.

"A negociação vem para consolidar o processo de flexibilização do transporte internacional", diz Dalcomo. Pelo acordo, não haverá mais limite para a quantidade de voos e cidades atendidas entre os dois países. Mas não significa que as companhias aéreas americanas poderão fazer voos domésticos dentro do Brasil, nem as brasileiras nos Estados Unidos.

Atualmente, as companhias aéreas brasileiras operam em outros países mediante um acordo bilateral, fixando-se uma cota semanal para cada parte. No caso dos Estados Unidos, são 154 frequências semanais, sendo que a cota americana está preenchida. No Brasil, apenas a TAM opera voos para os EUA, com cerca de 70 voos por semana. O limite vai aumentar todos os anos até 2015, quando não haverá mais cotas.

Nos próximos dois anos, porém, ficam vetados novos voos para o Aeroporto Internacional de Guarulhos (Cumbica), que já opera com restrições. Nesse intervalo, serão acrescidos 28 voos semanais, a cada ano, metade para outras cidades e metade para o Rio de Janeiro. A partir de 2013, dependendo das melhorias em infraestrutura, Cumbica poderá começar a receber mais 14 voos, Rio outros 14 e demais cidades, 21. Essas quantidades se repetirão em 2014.