terça-feira, 7 de dezembro de 2010

Chinesas fazem fila para ter ações em NY

Por Cecile Vannucci e Lee Spears | Da Bloomberg, de Nova York
07/12/2010

No momento em que o governo da China tenta impedir um superaquecimento da economia, um número recorde de suas companhias vende ações nos Estados Unidos em operações de abertura de capital (oferta pública inicial de ações).

A Youku.com, uma fornecedora on-line de vídeos cujo nome significa "excelente e maneiro", a E-Commerce China Dangdang, a maior varejista on-line de livros do país, e três outras companhias de China continental pretendem captar um total de US$ 669 milhões esta semana, segundo documentos que deram entrada na Securities and Exchange Commission (SEC), a comissão de valores mobiliários dos EUA. As vendas elevarão para 39 o número de listagem de empresas chinesas em Nova York neste ano, superando as 37 registradas em 2007, segundo dados compilados pela Bloomberg.

Embora quatro das dez ofertas iniciais de melhor desempenho nos EUA em 2010 sejam de chinesas, as ações das quatro últimas companhias da China que concluíram vendas caíram depois que o governo aumentou as taxas de juros, as exigências de reservas bancárias e disse que poderá impor controle de preços. A Youku.com e a China Dangdang estão oferecendo ações a até cinco vezes as avaliações médias de concorrentes negociadas nos EUA, segundo dados compilados pela IPOdesktop.com e pela Bloomberg.

"O mercado quer ações de mercados emergentes", disse ontem Timothy Cunningham, um administrador de investimentos da Thornburg Investment Management, de Santa Fé, Novo México, que gerencia cerca de US$ 70 bilhões. "Se elas tivessem recorrido ao mercado um mês atrás, teriam captado muito dinheiro. Elas agora serão um pouco mais investigadas pelos investidores."

A Youku.com vai oferecer hoje 15,4 milhões de American Depositary Receipts (ADRs) a um preço entre US$ 9 e US$ 11 cada. O preço médio avalia a companhia de Pequim em 15 vezes as vendas anuais projetadas, comparado à média de 3 vezes a receita estimada para 2011 para 12 provedoras de serviços da internet negociadas nos EUA, segundo dados da IPOdesktop e da Bloomberg. A companhia não registrou lucros nos últimos três anos.

O mercado de vídeos on-line da China mais que dobrou, para 621 milhões de yuan (US$ 93 milhões) no último trimestre, segundo dados da companhias de pesquisas Analysys International de Pequim. A Youku.com ficou com a maior participação desse mercado, 23%, seguida da Tudou Holdings, de Xangai, com 19%, que no mês passado deu entrada com a papelada para uma oferta inicial de US$ 120 milhões. Tudou significa batata em chinês e refere-se a "batata de sofá" [que por sua vez se refere às pessoas que "vivem" na frente de uma TV], segundo explicou em uma entrevista em setembro o executivo-chefe da companhia, Gary Wang.

O YouTube, do Google, o site de compartilhamento de vídeos mais popular do mundo, é inacessível aos chineses. O país tinha 420 milhões de usuários de internet em junho, segundo dados do China Internet Network Information Center, uma empresa patrocinada pelo governo. A população dos EUA em 2010 ficará entre 305,7 milhões e 312,7 milhões, segundo estimativa do Census Bureau.

"Com a China e a internet, você tem duas áreas que estão despertando muito interesse", disse Scott Billeadeau, que ajuda a gerenciar US$ 18 bilhões na Fifth Third Asset Management, em Mineápolis. "Sem dúvida haverá uma resposta muito boa" dos investidores, disse ele.

A China Dangdang está oferecendo hoje 17 milhões de ADRs a um preço entre US$ 11 e US$ 13. O preço médio avalia a operadora dangdang.com de Pequim em 48 vezes os lucros anuais, com base nos resultados do terceiro trimestre, segundo dados compilados pela IPOdesktop.com. Isso é 64% maior que a média de 29,3 vezes para 11 varejistas da internet negociadas nos EUA, segundo informa a Bllomberg. A Amazon.com, maior varejista on-line dos EUA, é negociada a 38,8 vezes os lucros.

As ações das quatro companhias chinesas da internet que concluíram ofertas iniciais este ano subiram em média 57% no primeiro dia de negociações. A ChinaCache International Holdings, uma provedora de conteúdo para sites de negócios, registrou o maior ganho em seu primeiro dia nas bolsas americanas em três anos - 95% em 1º de outubro.

A SinoTech Energy, que fornece equipamentos que aumentam a produção nos campos de petróleo, registrou a maior queda entre as aberturas de capital chinesas desde que o Banco Popular da China, o banco central chinês, aumentou as taxas dos empréstimos e dos depósitos em outubro pela primeira vez desde 2007. A ação da companhia de Pequim caiu 19% em 3 de novembro, a maior queda no primeiro dia de negociações de uma emissão estrangeira nos EUA este ano, segundo dados da Bloomberg.

O banco central chinês aumentou as exigências de reservas para os bancos cinco vezes em 2010, enquanto o governo disse em 17 de novembro que poderá impor controles de preços para combater a maior inflação em dois anos. A economia da China deverá crescer 9% no ano que vem, três vezes mais que a dos EUA, segundo estimativas da Bloomberg.

A Bona Film Group, de Pequim, maior distribuidora de cinema privada da China, vai oferecer amanhã 11,7 milhões de ADRs a um preço entre US$ 7 e US$ 9, segundo documentos encaminhados à SEC. A Skymobi, que fornece aplicativos para dispositivos móveis, com sede em Hangzhou, estará vendendo 7,25 milhões de ADRs a US$ 8 a US$ 10, na quinta-feira. A Lentuo International, maior varejista de automóveis privada da China, também pretende vender 7,5 milhões de ADRs a US$ 11,50 a US$ 13,50 na quinta-feira, segundo a Bloomberg.

"As companhias chinesas realmente vão conduzir o mercado de ofertas", disse ontem Michael Yoshikami, que supervisiona US$ 1 bilhão na YCMNet Advisors de Wlanut Creek, Califórnia. "Os investidores estão comprando a tendência temática dos mercados emergentes e estão negligenciando os fundamentos."