segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

MMX acredita que não haverá porto para todas as mineradoras

Juliana Ennes | Valor

RIO - O presidente da MMX e diretor de Relações com Investidores, Roger Downey, acredita que, mesmo com a duplicação da capacidade do Porto Sudeste, não haverá porto suficiente para todas as mineradoras.

A companhia adquiriu, por um preço ainda não divulgado, mais 150 mil metros quadrados de terras adjacentes à área do porto. Isso é o suficiente para levar a taxa de carregamento de 50 milhões de toneladas para 100 milhões, no segundo estágio do projeto. No entanto, Downey lembrou que a capacidade de produção de Serra Azul também será elevada.

"Se seguirmos para o segundo estágio, haverá pessoas que vão ficar para trás em Serra Azul, que vão ter que procurar outro porto. Então, o que eu acredito que, especialmente aqueles que querem já fazer toda a parte de logística, e especificar como vai ser, eles devem correr e já deixar assinado conosco", disse.

O presidente da companhia frisou que o ideal é fechar um contrato de embarque. "É melhor já deixar isso combinado, o quanto antes, melhor. No final, pode ser que não haja portos para todos. A disponibilidade é limitada", afirmou em teleconferência com analistas.

A primeira fase do porto, de 50 milhões de toneladas, já está praticamente toda comprometida. Ainda há "muitas licenças" a serem obtidas, mas a expectativa é de que a MMX consiga as licenças necessárias para elevar a capacidade do porto para 100 milhões de toneladas.

Tanto que as escavações já iniciadas levam em consideração a ampliação da capacidade. "Não fazia sentido cavar para 50 (milhões de toneladas) e parar tudo, para depois voltar a cavar e aumentar o diâmetro do túnel. Já estamos seguindo o caminho e isso indica o nível de confiança que temos na segunda fase da expansão", disse o Downey.

A companhia já começou também as discussões com a MRS para a utilização da ferrovia que vai ligar as minas ao porto. O contrato básico já foi fechado. Ele institui a necessidade de um aviso prévio de 25 meses do volume que será transportado. As empresas estão agora em fase de negociação de tarifas. A MMX já notificou a MRS sobre o aumento de 25 milhões de toneladas em Serra Azul e de 10 milhões de toneladas em Bom Sucesso.

(Juliana Ennes | Valor)