segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

WikiLeaks: Líder chinês admite que dados do PIB são ‘manufaturados’

Secretário do Partido Comunista teria dito em 2007 que boa parte dos indicadores econômicos do país não é confiável

Renato Martins, da Agência Estado

PEQUIM - Uma estrela em ascensão na liderança do Partido Comunista Chinês disse em 2007 que boa parte dos indicadores econômicos do país não é confiável, diz um telegrama da diplomacia norte-americana vazado neste sábado pelo WikiLeaks. Em reunião com o então embaixador dos EUA em Pequim, Clark T. Randt Jr., ele teria dito que os dados do PIB da China "são 'manufaturados' e, por isso, não confiáveis".

Li Keqiang era na época o secretário do Partido Comunista Chinês na província de Lianoning, no Nordeste do país. Depois disso, foi promovido ao Conselho de Estado da China, no posto de vice-primeiro-ministro, e agora é considerado o principal candidato a assumir a posição de primeiro-ministro ao fim do mandato de Wen Jiabao, no início de 2013. Entre suas tarefas atuais estão a supervisão do censo e dos esforços do governo da China para melhorar a qualidade de suas estatísticas econômicas.

Segundo o Wall Street Journal, o Ministério das Relações Exteriores da China se recusa a comentar o conteúdo de documentos vazados pelo WikiLeaks.

Segundo o telegrama, na reunião com o embaixador Randt, em 12 de março de 2007, Li Keqiang focalizou os desafios de administrar a província de Liaoning. Depois de admitir que os dados do PIB não são confiáveis, o documento diz que "ao avaliar a economia de Liaoning, ele focaliza três dados: 1) consumo de eletricidade, que cresceu 10% em Liaoning no ano passado; 2) volume de carga nas ferrovias, que é bastante exato, porque as tarifas são cobradas por unidade de peso; e 3) volume de empréstimos concedidos, que também tende a ser bastante preciso, dados os juros cobrados. Olhando para esses três números, Li disse que pode medir com relativa precisão a velocidade do crescimento econômico. Todos os outros números, especialmente as estatísticas do PIB, são 'apenas para referência', disse ele sorrindo".

Os dados nacionais do PIB da China, publicados pelo Bureau Nacional de Estatísticas, não se baseiam diretamente nos números dos PIBs das províncias e tentam corrigir algumas distorções dos indicadores regionais. Quase todas as províncias chinesas relatam taxas de crescimento do PIB maiores do que a média nacional.

Em pronunciamentos públicos posteriores à reunião relatada pelo telegrama norte-americano, Li Keqiang destacou repetidamente a importância de reunir indicadores precisos. "Os dados vivem e morrem pela sua qualidade", disse Li durante uma reunião do governo no começo de 2009. "Os dados estatísticos dão um apoio efetivo aos nossos esforços para promover um crescimento econômico estável e relativamente rápido no longo prazo", acrescentou.

No mês passado, em discurso sobre o a pesquisa do censo, que está em andamento, Li disse: "Somos um grande país em desenvolvimento, com uma população de mais de 1 bilhão de pessoas; por isso, enter com precisão a situação de nossa população e seus desafios nos ajuda a formular e a implementar de maneira melhor as políticas econômicas e sociais.