quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Petrobras estuda captação no mercado internacional

A Petróleo Brasileiro SA, por meio da Petrobras International Finance Co., estuda a possibilidade de emitir notas no mercado internacional para financiar o plano de investimento da empresa entre 2010 e 2014, de acordo com um comunicado da empresa.

A oferta de referência, ou benchmark, pode incluir títulos com vencimento de 5, 10 e 30 anos, segundo uma pessoa com conhecimento da transação. A empresa pode captar ainda nesta semana, disse a pessoa, que pediu para não ser identificada porque os termos do negócio ainda não foram finalizados. Ofertas de referência são aquelas que superam US$ 500 milhões.

Os recursos de uma eventual captação teriam usos corporativos diversos, incluindo o financiamento do plano de investimentos da companhia, segundo o comunicado. A empresa não especificou a maturidade ou o valor da captação que está avaliando. A Petrobras busca meios para financiar seu plano de investir US$ 224 bilhões até 2014, sendo que espera que 95 por cento dos recursos venham do próprio Brasil, disse a companhia em um outro comunicado, divulgado em 23 de junho.

O Banco BTG Pactual SA, o Citigroup Inc., o HSBC Holdings Plc, o Itaú Unibanco Holding SA, o JPMorgan Chase & Co. e o Banco Santander SA são os coordenadores da emissão, disse a Petrobras.