domingo, 3 de julho de 2011

Compra coletiva revela compulsivos

Promoções tentadoras para produtos e serviços na internet estão fazendo a cabeça dos consumidores. É o caso dos sites de compras coletivas, que têm apresentado um novo perfil de consumistas inconsequentes no Brasil.

Por Aline Feltrin

Passar um dia sem conferir as promoções de sites de compras coletivas como o Groupon (www.groupon.com.br), um dos maiores do mundo, é tarefa impossível para a técnica em radiologia médica, Janaína Samarada Conceição. Recentemente, se deu conta que já comprometeu R$ 1 mil da sua renda mensal adquirindo produtos e serviços disponíveis nesses sites. "Eu conseguiria pagar a prestação de um automóvel com esse dinheiro. Acho que estou viciada nisso", diz Janaína.

Mais do que gastar além da medida, chegou a comprar uma sessão de massagem sem observar a data de vencimento do serviço e precisou, às pressas, repassar o voucher para sua tia. O deslumbre pelas promoções fez também com que reservasse uma noite em um motel sem parceiro para ir. "Estava brigada com meu marido e tive de vender para um amigo que ainda não me pagou", relembra. Essas situações não acontecem apenas com Janaína, é comum entre consumidores que se encantam.

Cuidados

Além da preocupação se está consumindo demais e sem critério, o consumidor deve ficar de olho em alguns fatores antes de realizar a compra coletiva como a idoneidade, nome e reputação da empresa fornecedora de serviços. Isso para se assegurar quanto à entrega do produto ou realização do serviço. "Há notícias de fornecedores que fecharam as portas antes de prestarem os serviços relacionados aos vouchers. E a venda nos clubes de desconto foram tão numerosas que acabaram gerando fila de atendimento superior a oito meses", diz o advogado Gabriel Vilarreal.

Apesar dos sites exercerem um importante jogo de sedução, para a psicanalista Márcia Tolotti, não é certo afirmar que são responsáveis por desencadear a compulsão por compras."A pessoa que convive com esse problema tem dificuldade para controlar o impulso seja na internet ou nas liquidações oferecidas em lojas físicas. Quando passar essa onda de sites coletivos, vai surgir outro motivo para se entregarem a uma tentação", conclui.


Como funciona a compra coletiva?

• Os sites de compras coletivas possuem parceria com restaurantes, bares, teatros, entre outros, que oferecem descontos em seus serviços;

• Primeiro é preciso cadastrar o e-mail para receber diretamente as promoções;

• O consumidor adquire um ticket correspondente a oferta que tem uma data de validade para ser utilizado;

• O serviço é chamado de compra coletiva porque para validar o ticket é necessário que uma quantidade mínima de pessoas adquira o mesmo produto para que o fornecedor consiga dar desconto e ganhar escala.