quarta-feira, 24 de julho de 2013

A importância de definir o projeto empresarial

Por Tiago Siqueira

É comum vermos empresas que crescem rapidamente, conquistam uma ótima imagem no mercado e oferecem produtos ou serviços muito bons para a sua clientela. Muitas delas conseguem permanecer "vivas" por um longo tempo. Outras não. Diversas razões podem levar empresas, até então bem-sucedidas, a perderem o rumo e a fecharem suas portas.

Para permanecer no mercado, portanto, é preciso mais do que boa imagem e bons produtos. As empresas que querem consolidar a sua marca e, conseqüentemente, garantir o seu espaço no mercado precisam, antes de tudo, ter muito claro para onde querem ir. É fundamental identificar qual o caminho a percorrer, que rumo tomar. Só assim é possível construir uma estratégia sólida: definindo, antes, um projeto empresarial claro.

A "montagem" de um projeto empresarial permite que as empresas identifiquem as bases para a formulação da sua estratégia. É a partir dele que elas conseguem planejar ações estratégicas fundamentadas, sem perder o foco. A prática de consultoria da TGI permite afirmar que um projeto empresarial adequado consiste, basicamente, na identificação de alguns pontos essenciais para a sua projeção no mercado:

  • Negócio: qual a razão da existência da empresa;

  • Clientela: em que mercado atua, a quem a empresa quer atender;

  • Serviços: quais os melhores serviços ou produtos para oferecer à clientela;

  • Concorrência: no negócio em que atua e com os serviços que oferece a determinado tipo de cliente, que empresas ou pessoas oferecem as mesmas coisas, ou similares, mas que podem tirar seu mercado atual ou potencial;

  • Parcerias: na tentativa de manutenção e captação de novos mercados, quais empresas ou pessoas poderão oferecer serviços que complementem o seu e que, ao mesmo tempo, agreguem valor ao seu negócio;

  • Diferencial: o que sua empresa tem que as outras não têm, ou seja, quais as qualidades do seu serviço ou produto que o diferenciam positivamente da sua concorrência;

  • Marcas e Antimarcas: como a empresa quer ser vista pelos clientes, como quer ser reconhecida e, da mesma forma, que características não quer ter associadas pelo mercado;

  • Modelo de Funcionamento: qual a melhor forma de atender a clientela, com qualidade, agilidade e resultado; como deve ser a estrutura de gestão da empresa e quem se responsabiliza pela execução das tarefas propostas no modelo de funcionamento; como será feita e que tipos de informações são essenciais para o acompanhamento da gestão;

  • Resultados Esperados: quais são as expectativas dos gestores para o êxito do projeto empresarial, o que eles querem que aconteça e o que nunca poderá acontecer;

Apesar de essencial e bastante óbvia, a discussão do projeto empresarial, abordando os pontos citados, inexplicavelmente, é praticamente inexistente nas empresas. É muito importante que os gestores discutam e firmem esses conceitos de forma estruturada sobre a atuação de suas empresas no mercado. A sua falta tem sido a causa de muitos desvios e inconsistências estratégicas graves.

Uma vez definido com atenção o projeto empresarial, os gestores poderão ter uma visibilidade muito maior da sua atuação no mercado e, com isso, identificar as melhores alternativas estratégicas para construção das bases sólidas de crescimento.