sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

O pêndulo de Putin

Marcos Troyjo

No longo curso da história, é difícil encontrar manifestação do espírito humano que não tenha sido iluminada por expoentes russos. 

Pense em Tolstói ou Dostoiévski na literatura. Tchaikóvski ou Rimsky-Korsacov na música. Duas dezenas de prêmios Nobel em ciências como física e química. Acrescente grandes nomes da medicina, do esporte, da dança e até das artes circenses. 

Junte a isso tudo os abundantes recursos minerais do maior território do mundo, sobre o qual se estendem onze fusos horários. 

A Rússia apresenta bons níveis educacionais, superiores a praticamente todos os mercados emergentes e semelhantes aos da OCDE. Embora o "brain drain" (fuga de cérebros) tenha sido grande após a desintegração da União Soviética, a Rússia ainda tem hoje enorme população de cientistas. 

Durante a Guerra Fria, os russos competiam em tecnologia militar-espacial, mas não produziam despertador que tocasse na hora ou bicicleta que rodasse sem empenar. Hoje, a Rússia continua a gestar alguns dos melhores matemáticos do mundo, mas não consegue gerar uma empresa global no domínio das pontocom.

Por que será, então, que a Rússia não é rica? A julgar por variados fatores, a que se agregam a experiência de terríveis guerras de agressão ou modelos econômicos coletivistas dos quais o país desejaria afastar-se, é de supor que a Rússia se encontrasse plenamente vocacionada para a prosperidade. 

No entanto, a dinâmica da "economia em transição", desencadeada no início dos anos noventa com o fim do regime comunista, não tem gerado riqueza à altura das potencialidades russas.

Para onde orientou-se tal transição? Nas últimas duas décadas, a Rússia não se lançou ao jogo democrático com alternância de poder e forte sociedade civil. Difícil identificar hoje oposição com reais chances de derrotar Putin, que deseja continuar a escolher sucessor a dedo.

Tampouco na economia instalou-se verdadeira ordem de mercado que permitisse fluxo mais livre de capitais a irrigar as muitas áreas de talento. No rico panteão russo de cientistas e artistas, é praticamente impossível agregar grandes nomes da indústria e do empreendedorismo.

O país dos czares foi sucedido pelo horroroso experimento comunista. Seguiu-se à União Soviética a Rússia imantada pelo que poderíamos chamar de "pêndulo de Putin". 

Tal instrumento é operado pelo titular do Kremlin de modo a movimentar-se entre dois polos de legitimação no poder -- e assim retardar qualquer modernização institucional.

De um lado, a economia vertebrada em torno dos recursos energéticos. O conhecido "populismo das commodities" que suscitou alguma saúde macroeconômica apesar da falta de diversificação industrial. Do outro, o sentimento nacionalista que continua a conferir popularidade a Putin e suas incursões geopolíticas. 

Mas a conjuntura está se voltando contra o status quo. Barril de petróleo a modestos US$ 70 e sanções do Ocidente que machucam a sociedade russa são os maiores desafios desde que o "pêndulo" começou confortavelmente a oscilar.